quarta-feira, 5 de junho de 2013

Palha para Burros

Exmos srs.

Ao consultar as capas dos diversos jornais do dia, chamou-me a atenção, embora não me surpreenda, a vossa manchete. Nela, surge a fotografia do treinador do Benfica, Jorge Jesus, o mesmo que os senhores despediram na semana passada, mas que entretanto renovou contrato, ao lado do título - oh, a ironia - "Campeão vale 1 milhão de euros". O vosso jornal, conseguiu, fruto de mais um assinalável contorcionismo, associar o derrotado, ajoelhado e insultado treinador do Benfica à palavra "campeão". É notável, como depois de derrota atrás de derrota, desilusão atrás de desilusão, o jornal ABola consegue sempre encontrar forma de levantar o ego aos benfiquistas. Neste caso, ABola serviu como guindaste para reerguer Jesus, que foi vergado no Dragão e crucificado por não ter ajudado ao crescimento do PIB.

Nada que admire os mais atentos. ABola, mais uma vez, começa a já tradicional campanha de pré-temporada, que visa enfeitiçar os destroçados e incautos benfiquistas, enchendo-lhes a alma de uma esperança tradicionalmente oca e vã, levando-os a acreditar que o glorioso Benfica está de volta e que vai voltar a ganhar tudo, que o Jorge Jesus é mesmo o melhor treinador do Mundo, que Luís Filipe Vieira consegue fazer um discurso pela sua própria cabeça e que o Eusébio vai ser o melhor marcador do campeonato,. A máquina de propaganda benfiquista, que tem no vosso jornal o mais fiel seguidor já começa a carburar para arrastar uma considerável mole humana rumo a mais uns meses de euforia desmedida. Durante este período, a Eusébio Cup e o Torneio do Guadiana serão considerados, com a vossa preciosa ajuda, competições ao nível da Champions League e o Melgarejo será apelidado de novo Roberto Carlos.

A manchete de hoje é demonstrativa de como a máquina de propaganda vermelha continua perfeitamente oleada e a funcionar na perfeição. Entre os vários tentáculos deste polvo, contam-se os comentadores que são ao mesmo tempo dirigentes e continuamente elogiados pelos moderadores, as imagens "seleccionadas" na BenficaTV e, também, o vosso jornal. Neste país, continua a dar-se palha para burros. E os burros comem-na sofregamente, sem se lembrarem que a dita palha é, por norma, muito indigesta e provoca azia a rodos. Enfim, esperemos que a procura de Gaviscon e Kompensan ajude o PIB a crescer.

Com os melhores cumprimentos,
João Ferreira

6 comentários:

Zé Luís disse...

Novilíngua, meu amigo. Eles são mestres, a propaganda é assim.

João Ferreira disse...

Mestres não, "catedráticos".

pedro disse...

o homem vai te cagar,ganhas te o campeonato na ultima jornada e tas ai a falar com uma superioridade como se fosses do barçelona ou do manchester,mete os pes no chao que o teu clube ta no nivel do slb presentemente so que jesus tem tido uns azares com uns arbitros e 2 penaltis na academica este ano e 2 penaltis por marcar 1 a mangala e outro a alex sandro por fazerem de redes mas mesmo com esses azares todos so ganhas te isto na ultima jornada aonde ta a tua superioridade?no teu cerebro que ta cheio de fantasia ilogica.deves ser esquizofrenico vives no teu mundo.

João Ferreira disse...

Obrigado pelo teu simpático comentário. Só não consegui entender a relação entre ele e o meu post. Deve ser da esquizofrenia.

Pinto Felgueiras disse...

Passei por aqui e estou a simpatizar com o contúdo. Força!

Armando Pinto
Memória portista

João Ferreira disse...

Muito obrigado.