sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Boa tarde,

Sendo um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto, instalei-me ontem, por volta das 20 horas, em frente à televisão, por forma a assistir ao jogo entre o meu clube e o Rapid Viena. Ainda que satisfeito com o resultado, e com a exibição do Porto, não posso deixar de demonstrar o meu desagrado pela forma como a transmissão deste jogo foi feita. Ainda que compreendendo os compromissos publicitários, fonte de receitas do canal, acho inadmissível que a ligação ao estádio seja feita 5 meros segundos antes do pontapé de saída e que os primeiros minutos de jogo sejam perdidos em saudações, apresentações e outras considerações, que não a narração daquilo que se está a passar em campo. É essencial não esquecer que nem toda a gente dispõe de Internet, ou outros meios de comunicação, que permitam tomar conhecimento da informação relevante sobre o jogo, como os onze titulares. Também importa referir que, dado o desconhecimento sobre a equipa austríaca que a maioria dos telespectadores possui, teria sido de bom tom fazer uma breve apresentação gráfica, com os onzes titulares, os suplentes, etc. O que sucedeu foi que esta informação foi dada oralmente, e de forma rápida, uma vez que o jogo já se havia iniciado, reduzindo o nome dos jogadores austríacos a uma amálgama de sons imperceptíveis.

Para além disto, o narrador, sr. José Augusto Marques, talvez confundindo o vermelho do Rapid Viena com o vermelho do Benfica, repetiu incessantemente o nome de Gaitán, conseguindo fazer com que o extremo benfiquista fizesse um lançamento no lugar de Jorge Fucile, fosse um defesa austríaco e marcasse um golo, não pagando os direitos de autor, na posse de Falcao. Por momentos pensei que o jogo se disputava no estádio da Luz, o que, de facto, não aconteceu. É evidente que, tendo em conta o que se tem passado, o jogador Gaitán, não se importasse nada de jogar no Futebol Clube do Porto, mas a verdade é que o jovem argentino é jogador do Benfica e encontra-se concentrado na luta pela permanência no principal escalão do futebol nacional.

Por fim, volto a um assunto já aflorado no primeiro parágrafo: a informação gráfica. Esta foi quase inexistente durante o jogo todo. Poucas ou nenhumas estatísticas foram mostradas, a constituição das equipas ficou esquecida numa qualquer gaveta e até a informação do canto superior esquerdo do ecrã, com tempo e resultado, foi retirada a meio do jogo, fazendo uma gloriosa reaparição aos... 90 minutos.

Peço que interpretem esta mensagem como uma crítica construtiva, no sentido de melhorar o serviço ao telespectador.

Com os melhores cumprimentos,


PS: Se fosse o clube onde actua Gaitán a jogar ontem, teríamos direito a resumo ao fim da noite, como acontecia na temporada transacta, ou teríamos uma dose de CSI na mesma?

Sem comentários: