sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Boa noite,

Ao ler a crónica da Sra. Leonor Pinhão desta semana no jornal ABola, fiquei chocado. Penso que, nos meus 23 anos de vida, nunca tinha lido, num jornal, um texto de nível tão baixo, pleno de mediocridade e de algum (muito) recalcamento mal contido. Se quisesse baixar a um nível próximo da crónica dessa senhora, uma vez que a educação que os meus pais me deram, me impede moralmente de responder à altura (o que não deixa de ser um contra-senso dada tamanha baixeza) de tão execrável texto, recomendaria à Sra. Leonor Pinhão que tomasse um Rennie, ou um Kompensan, que supostamente fazem bem à azia, mas sou superior a isso.

Assim, dirijo a minha reclamação ao jornal onde, desde há muitos anos, a Sra. Leonor Pinhão escreve semanalmente, perguntando como é possível um dos jornais com maior circulação em Portugal permitir que um texto destes saia publicado nas suas páginas. Note-se que o jornal ABola é lido por milhares de jovens em formação física e moral, o que me faz pensar se é proveitoso um texto conter 10 vezes a expressão "filho da puta". Creio que jornal ABola, dado o peso que tem na sociedade portuguesa, tem a responsabilidade de zelar pelos bons costumes dessa mesma sociedade e não permitir que assim se sujem as suas páginas, o que, só terá um efeito prático, a descredibilização do jornal.

Tenho plena consciência que vivemos num país livre, onde a liberdade de expressão existe e deve ser respeitada. Mas esta não pode servir de escudo para se poder escrever o que vem à cabeça. A liberdade de um indivíduo termina quando interfere com a liberdade dos demais. E esta interferência é latente nesta crónica. Esta crónica visa claramente o Futebol Clube do Porto, o seu presidente Pinto da Costa e todos os portistas, como é visível na referência a Pinto da Costa e nas expressões "Norte" e "9 pontos", que, diga-se, devem ser o mote para toda esta farsa escrita pela Sra. Leonor Pinhão, reputada escritora de contos de ficção e de argumentos para filmes.

É óbvio que, sendo este texto uma crónica, ela não tem de obedecer aos critérios editoriais do jornal, e muito menos ser isenta. Todos sabemos as cores defendidas pela autora dessas crónicas, cores essas que pautam os critérios editoriais do jornal, como afirma o Observatório de Deontologia do Jornalismo (não sou eu que o digo) no seu boletim de Julho, pagina 5:
http://www.jornalistas.eu/getfile.asp?tb=FICHEIROS&id=647
Não é a parcialidade da crónica que está em causa. Nada me move contra um jornal privado que demonstre preferência por A ou por B. É privado e só lê quem quer. Muito menos contra alguém que escreve artigos de opinião. Lá está, é uma opinião. Custa-me é aceitar que o jornal ABola aceite publicar uma pantomina destas, uma farsa, uma tentativa falhada de ficcionar uma realidade inexistente, ainda para mais quando esta tentativa de crónica é pautada pela má educação, o baixo nível e o desrespeito.

Em suma, creio que esta crónica não anda muito longe de ser um dos momentos mais negros das várias décadas de existência do jornal ABola. Aquilo que saiu na edição de hoje do jornal é vergonhoso e teríamos todos a ganhar se não se voltasse a repetir. Fica o reparo.

Com os melhores cumprimentos,

Sem comentários: