quarta-feira, 3 de abril de 2013

Bicadas




Exmos srs,

Escreve a edição de hoje de ABola, no miserável cantinho da vossa capa dedicado ao campeão nacional, Futebol Clube do Porto, o seguinte: "Súbita atracção pela Taça da Liga". Embora seja sabido que, a Taça da Liga é, para o Porto a competição menos importante da temporada, custa-me a compreender a lógica e a coerência desta manchete. O Futebol Clube do Porto sempre usou a Taça da Liga para fazer descansar alguns dos seus principais atletas. Tal facto repetiu-se nesta edição da Taça da Liga, incluindo o jogo de hoje, onde, até mesmo antes deste começar, já se sabia que Helton não tinha sido convocado. Daí não compreender o vosso título, que não faz mais que indiciar que o Porto se está a agarrar a esta competição para salvar a época.

Para além disto, interrogo-me sobre o porquê do jornal ABola não ter feito o mesmo título sobre o clube que já ameaçou deixar de participar na competição, mas que entretanto até camisolas comemorativas da vitória na mesma fez. Ou sobre o clube, que por acaso é o mesmo da situação anterior, cujo treinador se vem gabar de estar em todas as competições, mas que quando é eliminado da mesma, afirma que a Taça da Liga não era uma prioridade.

Por outro lado, creio que faria mais sentido o título da notícia ser: "Súbita aversão à Taça da Liga". De facto, a capa do dia do jogo da outra meia-final, mostra que, no espaço de um mês, as meias-finais da Taça da Liga perderam 90% do interesse para ABola. Se antes se falava em "sonho" e se dava quase meia capa ao jogo, o jogo de hoje foi remetido a uma semi-obscura referência. De grandes capas a comemorar vitórias e a inventar afastamentos administrativos, a Taça da Liga foi, subitamente, menosprezada pela ABola. Serve apenas agora, para mandar, mais uma, bicada. De galinha. A ética e o rigor jornalístico é que ficaram, mais uma vez, na gaveta.

Com os melhores cumprimentos,
João Ferreira

3 comentários:

Lek disse...

Há muito que A Bola e O Record prestam vassalagem ao clube do regime. Olhar para esses pasquins, só usando o filtro de serem órgãos semioficiais da propaganda vermelha.
É incontornável.

reine margot disse...

Gosto muito do seu blogue; sempre muito bem escrito, sempre com argumentos lógicos e irrefutáveis, de quem não esquece, de quem não se deixa comer por lorpa, de quem milita para repor a verdade !
Infelizmente, repor a verdade no que diz respeito ao futebol descrito pelos jornais e comentado na tv passou a ser uma missão. Infelizmente estes ditos "jornalistas" passaram a ser revisionistas e a tentar re-escrever os factos.
Continue, please!

João Ferreira disse...

Obrigado a ambos.

Enquanto a prostituição da CS deste país continuar, eu cá estarei para a denunciar.